Grafitagem

terça-feira, 17 de junho de 2008




"Enfeitar a cidade, transformar o urbano com uma arte viva, popular, da qual as pessoas participem, é a minha intenção".
Essa foi a mensagem deixada por Alex Vaullari um dos ícones da introdução do grafitti no Brasil, mas precisamente em São Paulo, onde essa cultura assim chamada se espalhou pelo mundo todo.
Mas uma grande discussão é aberta para essa arte.Grafitagem é diferente de pichação.
Pichação é um ato de vandalismo, feito para depedrar patrimônios, ou até mesmo para zombar, insultar alguém ou algum órgão, são ditos como maneira de protestos contra alguma coisa errada , onde os própios pichadores cometem um erro , um erro que pode levar o autor a uma pena de 3 meses a 1 ano de detenção ou multa.
Agora, porque pessoas com talentos , escolhem a pichação invés do grafite?! Porque a grafitagem ainda é confundida com a pichação. O preconceito , a repugnância de certas pessoas leigas que atrasam e assim escondem o dom de alguns.
Hoje em dia além do trabalho terceirizado dos grafiteiros, como confecção de roupas, quadros e diversos materiais , há ainda a arte urbana , onde resgata a alma do grafite, a arte de se expressar na rua!

3 comentários:

Thiago disse...

Muito Massas essas Grafitagem :}
Queria saber,pa pixar os muro da rua tudinho..

Bruno disse...

gostei do post!!!
ficou mto loko...

acho mto interessante essa arte desde q seja feita com autorização ñ aqueles atos de baderneiros e vandalos!!!

parabéns pelo post

flwww

Prii ´Santos disse...

Isso eh muito massaa..
Mas tem pessoas que nao fazem por arte,mas sim por vandalismo..!
Muito bom que tem gente que apoi essa arte e tambem por ser passada como algum tipo de críticaa.!